terça-feira, 17 de outubro de 2017

HOMENAGEM AO PROFESSOR SEVERINO RAMOS MARTINS DE MOURA (IN MEMORIAM)

Sou professor de História há 17 anos na rede estadual de ensino. A disciplina que tirei as melhores notas foi Geografia, professor Luiz Gonzaga Gondim, um grande professor; professor que realmente nos ensinou a gostar da geografia. Alguém pode perguntar: por que não fez o curso de Geografia? Primeiro porque não tinha muita simpatia pela Matemática. Comecei a perceber que pra fazer Geografia tinha que pagar disciplina que envolvia cálculos. Resultado: Desisti de fazer Geografia. Segundo que na Disciplina História tive a boa oportunidade de estudar com o professor Severino Ramos Martins de Moura, o melhor professor de história que tive. Tinha o prazer de lecionar história e o amor intenso pelo que fazia. Nunca vi o mesmo em sala de aula reclamar de nada. Suas aulas eram muito bem planejadas e executadas e era muito prazeroso vê-lo lecionando história. Não era história pela história, mas tinha a capacidade de fazer o aluno a pensar sobre um determinado tema. Tendo essa vivência com ele, aprendi a gostar da história e a ver a mesma como uma disciplina capaz de levar o aluno a refletir e a despertar o censo crítico diante da realidade da qual ele vive.
Sempre fui um aluno que gostava muito de escrever e com dificuldade de resumir muita coisa em poucas linhas. Gostava muito das avaliações do professor Severino Ramos porque ele dava-me a chance de expor o meu entendimento sobre determinado assunto de história. Resultado: minhas notas em história nunca foram menores do que oito pontos.
O tempo passou. Tornei-me professor de história e ainda lembro-me das aulas do professor Ramos e sempre busco seguir o seu modelo de professor que foi. O aluno nas minhas aulas é convidado a todo o momento a ter o seu próprio entendimento do tema que está sendo discutido. A insistência em produzir seres mais pensantes e conscientes dos seus deveres e direitos permanece. O ensino da história tem que despertar para a própria história como via de libertar o ser humano para o pensamento que o leve a pensar livremente.
Agradeço a Deus ter tido a oportunidade de estudar com o professor Ramos e os demais. Sou o que sou graças aos professores que me fizeram companhia na minha vida de estudante e conseguiram que eu trilhasse o caminho do sucesso pessoal e profissional. Obrigado a TODOS.

PROFESSOR HOLANDA (AMOR, PAZ E ESPERANÇA)
“SEJA GENEROSO NA VIDA”
PARNAMIRIM, 15/10/2017

Nenhum comentário: