domingo, 8 de janeiro de 2017

VISITA AO ABRIGO AMANTINO CÂMARA FOI UM SUCESSO

::solidariedade
            Como anunciamos em matéria da última quinta-feira (AQUI), um grupo de jovens upanemenses decidiram ajudar o Instituto Amantino Câmara, que cuida de idosos na cidade de Mossoró. Para isso arrecadaram doações do povo de nossa cidade e na tarde deste sábado foram até o instituto realizar a entrega dos produtos arrecadados.

      O jovem Luciano Rocha, um dos upanemenses que participou da visita ao instituto na tarde deste sábado, nos escreve relatando sobre a visita, confira:

       "Foi uma experiência magnífica. Chegamos lá por volta das 14:00h deste sábado, 07/01, e já era perceptível a inocente alegria no olhar daqueles que esperavam e almejavam muitas vezes por um abraço. 

        Foi emocionante quando entramos com as doações no refeitório e muitos deles agradeciam, com palavras, com sorrisos, com olhares. Chegamos, alocamos os mantimentos doados pelos upanemenses, depois fizemos um momento de interação com eles, cantando e envolvendo-os na visita. Depois nos dividimos pra visitar os acamados e alguns cadeirantes que não podiam, ou não queriam se ausentar de seus aposentos(quartos). 

      E, por fim, finalizamos agradecendo ao Instituto pela oportunidade de nos tornamos mais solidários. 

     Foi prazeroso sentir o abraço, o cheiro e o aconchego de muitos braços cansados. Foi gratificante ver no olhar daqueles idosos a esperança de dias melhores. Foi algo realmente vivido e não contado".



Leia agora trechos da matéria do Jornal de Fato sobre o Instituto Amantino Câmara.
     Quando dom Jaime de Barros Câmara, o primeiro bispo da Diocese de Mossoró, teve a iniciativa de construir o abrigo de idosos Amantino Câmara, no início da década de 1940, já existia a necessidade urgente de a cidade cuidar dos irmãos da terceira idade que não tinham as condições de permanecer no seio de suas famílias. Por questões econômicas, sociais ou de dificuldade familiar mesmo, as pessoas de 60 anos de idade não tinham morada estruturada para viver o resto de sua vida. O abrigo seria o melhor caminho.

A obra de dom Jaime ganhou corpo, materializou-se e, ao longo de sete décadas, vem socorrendo aqueles idosos que necessitam do calor e da solidariedade humana. No entanto, o que o religioso não previa é que o abrigo passasse por tantas privações para cumprir a sua nobre e humana missão. Hoje, o Instituto Amantino Câmara, mantenedor do abrigo, precisa, mais do que nunca, da solidariedade de todos para continuar cuidando dos seus internos.

      Os problemas são de toda ordem, mas principalmente financeiros. O abrigo sobrevive quase que exclusivamente da ajuda de pessoas e instituições, com pequena parcela de contribuição dos governos municipal e federal. Para manter o estoque de alimentos, medicamentos e pagar a folha de pessoal, a direção faz “milagre” diante dos parcos recursos que entram na conta bancária a cada mês.

DÉBITO
Com pouco dinheiro, as contas estão cada vez mais comprometidas, o que acaba afetando o funcionamento do abrigo, além de provocar problemas, como o acúmulo de dívidas.

Uma das dívidas é com os bancos. O instituto contraiu empréstimo para pagar o décimo terceiro salário dos funcionários em dezembro de 2014, mas até aqui só conseguiu liquidar cinco das 12 parcelas acertadas. “A situação é muito preocupante, porque a instituição tem essas dívidas que precisam ser pagas, porque existem juros, o que provoca um valor maior”, comenta Ênia. “E a situação só não é pior porque dona Edy Moura (presidente do Amantino Câmara) adiantou algum valor do próprio bolso”, revela.

Para amenizar a situação, Ênia Maria recorre ao sentimento de solidariedade dos mossoroenses. Ela diz que cada um pode ajudar de seu jeito, dentro de suas condições. Seja ajuda com produtos e alimentos ou, principalmente, financeira. “Cada apoio é importante, porque ajuda, de forma decisiva, o abrigo resolver as dificuldades e cuidar das dezenas de idosos que dependem do Amantino Câmara.

A ajuda financeira pode ser feita através de duas instituições bancárias: Banco do Brasil, agência 4687-6 e conta corrente 7306-7; e Caixa Econômica Federal (CEF), agência 0560-0, conta corrente 50.000-0, operação – 013.

DOAÇÕES
A direção do Instituto Amantino Câmara atesta que as pessoas de bom coração frequentam o abrigo de idosos para oferecer algum tipo de ajuda. Seja de produtos alimentícios, de limpeza, de saúde ou mesmo de calor humano, visitando e oferecendo atenção aos internos.

Para fazer a doação de produtos, basta ir ao Amantino Câmara, na Rua Wenceslau Braz, 432, bairro São José.

Por sugestão, a direção apresenta uma lista de produtos que podem ser doados:

Adoçante
Neston
Polpa de fruta (urgente)
Sustagem ou Nutrem
Farinha Láctea
Óleo
Arroz branco ou integral
Sabão em pó
Luvas de procedimento (tamanho P e M)
Gorros descartáveis com elástico (touca)
Esparadrapo Microporo
Máscara descartável com elástico
Luvas de limpeza – P e M
Aveia em flocos grossos
Álcool líquido comum
Papel-toalha
Saco de lixo de 30 L
Enxaguatório bucal

Nenhum comentário: