domingo, 10 de julho de 2016

A IMPORTÂNCIA DO VOTO PRA DEMOCRACIA - TEXTO 30 ENVIADO PELO PROFESSOR HOLANDA

Num país democrático o ato de votar é muito necessário e importante. Não há democracia quando não há satisfação popular pelo voto. Escolher bem os nossos representantes faz parte do amadurecimento do processo democrático.  

Nos primórdios do Brasil as eleições não eram como as de hoje. O voto era aberto e sob o controle dos coronéis. Tudo e todos estavam dentro do raio de atuação política desses homens poderosos. O resultado sempre era favorável à manutenção do poder local. A existência de oposição não era bem vista por aqueles que faziam do poder algo perpétuo.  

Muitas transformações aconteceram até hoje. O voto deixou de ser aberto pra ser secreto. As eleições deixaram de ser manuais e tornaram-se digitais. O resultado demorava dias pra ser anunciado e hoje, em poucas horas já se sabe o ganhador de uma eleição a nível nacional.  

A Justiça Eleitoral brasileira a cada dia sugere inovações importantes. O horário de propaganda agora é bastante reduzido e outras imposições foram feitas aos candidatos. Chegamos ao ano de 2016 com a proibição de empresas fazer doações aos candidatos. O tempo de campanha também teve redução.  

O eleitor brasileiro terá em 2016 condições de mudar o ritmo da política brasileira. O voto é a única arma que o eleitor tem tirar de circulação políticos mal intencionados. Não é mais cabível que se aceite pessoas apenas ávidas por seus próprios interesses. Excluir da política aqueles que fazem desse instrumento de participação popular apenas um meio de vida pra se promover utilizando um mandato outorgado pelo povo.  

O Brasil precisa de mudanças na política. Repetir os mesmos erros só irá trazer mais prejuízos pra quem já vendo sendo massacrado há anos. Não adianta votar nas mesmas caras e lamentar a desgraça depois.  

Temos que inovar nas eleições de 2016. Que venhamos a perceber que o poder de mudança nos pertence e a nossa maneira de escolher nossos representantes vai ser sempre decisiva pra que o nosso bem-estar seja garantido por quem ao poder for conduzido. Escolher pessoas com compromisso e que tenham projetos bem intencionados irá fazer toda a diferença. Quem não tem meta a atingir quando chega ao poder esquece com naturalidade aqueles que o escolheram.  

O fortalecimento do processo democrático de um país acarreta numa melhor escolha dos representantes por parte dos atores da democracia. A participação popular sempre será entendida como algo que possibilita que o Estado funcione melhor mediante a escolha de um gestor de compromisso com a democracia e com o povo. Que as eleições venham a modificar o jeito que se faz política e que o nosso país ganhe gestões mais populares e mais compromissadas com o bem público.

Nenhum comentário: