domingo, 22 de novembro de 2015

PRA QUE VALORIZAR PROFESSOR? - TEXTO 05 ENVIADO PELO PROFESSOR BENEDITO HOLANDA



Um país só tem verdadeiro desenvolvimento mediante a um zelo dado à educação. Não se constrói mentes pensantes sem ter uma ação eficaz no que diz respeito à formação do ser humano. Não existirá transformação quando não se leva a sério o ato de promover a educação a todos.

            Nos países pobres e subdesenvolvidos é algo comum tratar a educação como quase desnecessário aos governantes. A busca pelo poder torna-se mais interessante mediante  mecanismos que dificultem o acesso ao conhecimento pela massa popular. A manipulação pelos grupos políticos torna-se mais fácil graças ao grande fracasso educacional dessas nações.

            Criar políticas que valorizem os professores não está na pauta de trabalho dos nossos governantes. Eles não enxergam o grande valor da educação na transformação de uma sociedade. Temem que um povo educado possa mudar a realidade política do país. Não ousam agir diferente com medo de perder espaço na política ou até mesmo serem descartados. Povo educado sabe escolher seus governantes  .

            Agindo na contramão da história, presidente, governadores e prefeitos dificultam em muito a atividade dos educadores. Negam direitos, escolas sem as mínimas condições de trabalho e a insegurança que assola a cada dia mais. São limitadores que atrapalham em muito a obtenção de melhores resultados.

            Os professores conseguem fazer quase o impossível: motivar alguém a aprender. Diante de tantas limitações, a escola pública consegue resultados maravilhosos. A responsabilidade e a dedicação no ato de promover a educação é o que faz muitos professores serem considerados heróis da nação. Os profissionais mais valorizados só são o que são, graças à existência de um professor. É um ser essencial para toda pessoa que almeja alcançar o sucesso pessoal e profissional. 

Quando os governantes insistem em não valorizar o professor, conseguem contribuir negativamente para o aumento da violência, da miséria e do descontrole social. Gasta-se mais com presídios do que com escolas. 

Para mudar a realidade da educação brasileira é necessário que haja uma  postura diferente de nossos governos. O ideal seria transformar as escolas em ambientes agradáveis a todos. Investir o máximo que necessite para que tenha condições de trabalho para os professores e que a prática educacional seja prazerosa. E que nenhum governo favorecesse as greves mediante à concessão de todos os direitos e garantias a todos os responsáveis pelo funcionamento das escolas. Quem é valorizado naturalmente exerce sua função com mais zelo e os melhores resultados são notados.

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