segunda-feira, 16 de novembro de 2015

ALUNOS SIM, ESTUDANTES NÃO - TEXTO 04 ENVIADO PELO PROFESSOR BENEDITO HOLANDA

        Estudar sempre foi uma tarefa não muito agradável para muitos. Não se pode nunca negar a sua importância. Escolas superlotadas de alunos e de problemas. Professores sem ânimo, na luta diária. A educação pede socorro e ninguém consegue mostrar a fórmula mágica para que venha a ter sucesso. Soluções de gabinetes conseguem tumultuar ainda mais a situação. 

    A via mais acertada do sucesso pessoal e profissional é estudar, estudar e estudar. É impossível alguém ter sucesso na vida se não levar a sério a sua vida educacional. Observa-se que os alunos que são também estudantes, sempre serão vitoriosos. São sempre requisitados para fazer parte da economia ativa. No Brasil existe desemprego, mas faltam pessoas capacitadas para ocupar vagas estratégicas na produção industrial e intelectual. 

    Os reflexos sociais e culturais do meio em que vivem os alunos de hoje dificultam enormemente a sua aprendizagem. O empenho de muitos professores torna-se quase inútil diante da triste realidade. Fala-se em motivar aluno num ambiente em que a vida que o mesmo vive lá fora é o que mais lhe provoca desânimo. É uma situação desanimadora para qualquer profissional que tem compromisso em sua ação mediadora, na construção de um processo de ensino-aprendizagem capaz de transformar pessoas. 

    Não se tem resultados no processo quando o aluno não se sente agente do seu aprendizado. Relacionar conteúdos e correr contra o tempo para se cumprir os famigerados 200 dias letivos funciona apenas como mera formalidade. Produzir resultados num ambiente desmotivador é a grande tarefa dos agentes educacionais da atualidade. Temos que entender a realidade vivida na educação como resultado de um contexto que consegue abranger a vivência do aluno fora dos muros das escolas. Não adianta ter a melhor escola, equipada com todos os recursos tecnológicos possíveis, se nada é feito para reduzir os reflexos do contexto de vida do aluno. Não há motivação para quem na vida, nada o faz sentir motivado. 

    Alunos desinteressados por que não enxergam nas aulas algo que os motivem a levar a sério. Conteúdos que não fazem sentido para a vida que os mesmos vivem. Meros alunos,  suas notas, apenas instrumento de trabalho de quem desempenha atividades em uma secretaria escolar. 

    Ser aluno é muito fácil, difícil é ser estudante. Sua missão maior é estudar para a vida e sempre ter a convicção de que estudar é uma lição diária. Toda escola bem sucedida tem em seu rol grande quantidade de estudantes. Sempre são motivo de orgulho para todos. Chegam aonde querem porque sempre estão sintonizados com a produção do conhecimento. São responsáveis em tudo.

Nenhum comentário: