sábado, 16 de maio de 2015

PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR AISAMAQUE DALYTON


            Quero iniciar, informando que nessa última semana, nosso município recebeu a caravana da ASA microrregional, onde na oportunidade entre outros assuntos, foi discutido o projeto de sementes para o semiárido, uma iniciativa popular de seleção e armazenamento das sementes crioulas da nossa região! Nosso município será contemplado com 03 (três) unidades,  nos assentamentos Esperança, Salgado e Sombreiro, beneficiando assim as maiores regiões camponesas do nosso município.
            Comunicar ainda que ontem, tive mais um contato com a Senadora Fatima Bezerra/PT-RN, onde a mesma informou que teve uma audiência com a Superintendência do Banco do Brasil S/A, e reafirmou o desejo e o sentimento da nossa população em poder contar com os serviços daquele agente financeiro (terminal de auto-atendimento) e aproveitou a oportunidade, para cobrar  informações necessárias acerca da implantação de uma agencia de maior porte  nos municípios de Upanema e São Miguel do Gostoso/RN. Gostaria que ficasse registrado nos anais desta casa essa informação Sr, Presidente, pois lembro que vários de meus pares, em momento anterior, questionaram a participação da senadora nesse processo! Fatima tem compromisso com todo esse estado e com Upanema mais ainda! Ela tem transito livre em todas as repartições públicas ou privadas deste estado e por que não dizer do Brasil. Continuaremos vigilantes, até que Upanema tenha realmente um serviço de qualidade. 
Outra informação, conforme requerimento apresentado por esse edil e aprovado por todos os colegas e com o apoio da assessoria da mesma senadora foi agendada para a próxima terça-feira (19/05/2015), a reunião com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite Gonçalves, onde gostaria de contar com a presença e o compromisso de todos que fazem os poderes executivo, legislativo e a segurança pública...
Ainda dentro do tema Sr, Presidente, que reforçar alguns pontos discutidos na última reunião/audiência sobre a segurança em nosso município: Ao meu entendimento, o que ficou acordado é que faremos essa reunião em Natal/RN, com os atores responsáveis para cobrar mais viaturas, efetivo policial e melhoria da sede da Guarnição. Enquanto município ficou solicitado  ao Vice-prefeito a curto prazo o conserto de uma viatura, a implantação do projeto lei nº 503 que trata das diárias dos militares e a alimentação dos agentes em serviço.  Não discutimos sobre a Guarda Civil Municipal: O conserto da Moto, os rádios transmissores, computador para registrar uma ocorrência... Em nenhum momento, foi transferido o papel do estado ou do município no quesito segurança pública. Fiquei surpreso, pois no último programa da Prefeitura Municipal, transmitido pela FM comunitária 104,9, ao discutir o tema o gestor público afirmou que nesta casa legislativa, existe vereador ANALFABETO,  que precisam de apoio na interpretação de textos. Essa é mais uma atitude desrespeitosa dessa gestão para com essa casa, questionar o grau de escolaridade dos edis, como fator decisivo na representatividade da população. Só nos resta lamentar o fato ocorrido e reafirmar que nos entristece ver hoje,  como principal  perfil  dessa gestão, menosprezar os nossos cidadãos que sonham, acreditam, almejam uma cidade melhor.
Quero comunicar que recentemente foi procurado por professores, ainda acerca do Plano de Cargo e Carreira no que diz respeito à mudança de nível, pois não está sendo cumprindo por parte do poder executivo. Preocupa-me, pois sabemos que neste mês, vários professores que assumiram função na gestão do ex-prefeito Manoel Lino, também mudarão de nível.  Neste sentido, quero cobrar para a próxima sessão uma informação do líder do governo acerca desse assunto.
Dentro desse tema, funcionalismo, que aqui prestar solidariedade e apoio aos servidores que são réu de uma ação judicial. Quero propor uma reunião desta casa, com os mesmos. Upanema não pode perder os serviços desses servidores.
  Por último, solicitar da coordenação de esporte,  informações quanto ao cronograma de vigias, responsáveis pela manutenção e ordem do Ginasio Wilneram Cabral, pois recentemente fui procurado por um desportista alegando que ultimamente o ginásio não está mais sendo aberto, nos horários estabelecidos.
Por fim,  como pedagogo quero deixar  uma frase do autor  Paulo Freire,  no livro a Pedagogia do oprimido, onde diz:
“O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. (...) Qualquer discriminação é imoral e lutar contra ela é um dever por mais que se reconheça a força dos condicionamentos a enfrentar."
A todos (as) um bom dia e ótimo final de semana!.  

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem vereador,sabemos q o plano foi retirado alguns direitos q os professores tinham firmado no plano.Apenas deixando os quinquenios ,mudança de nível e as pecuniarias,e nem essas poucas q ficaram tão sendo respeitada.Lamentável!