terça-feira, 22 de julho de 2014

Mulheres farão Lanternaço reivindicando cidade seguras para elas.

           Com o objetivo de chamar a atenção para os problemas de violência que as mulheres enfrentam nos espaços públicos e buscar mais segurança nas ruas e a conscientização da população sobre o tema, na terça, 22, às 18h, haverá um lanternaço na cidade de Upanema. Saindo da Praça do teatro Francisco Alex. A ideia é que as mulheres façam uma caminhada segurando lanternas revelando os riscos que correm nas ruas.

         O lanternaço é uma das atividades que faz parte do projeto “Cidade Segura para as Mulheres”, que entre os dias 21 e 23 de julho realiza sua segunda etapa na cidade. Como uma das ações nacional da ONG internacional, ActionAid, o projeto é desenvolvido em quatro Estados do País, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, e aqui no Rio Grande do Norte, em parceria com o Centro Feminista 8 de Março, nos municípios de Mossoró, Upanema e Tibau.

        A primeira etapa do Cidade Segura para Mulheres ocorreu em Mossoró no mês de maio e tem continuidade nesta próxima semana, reunindo mulheres da zona urbana para pensar segurança e a mobilidade delas nos espaços públicos e privados, levantando problemas e dificuldades e buscando a solução de forma coletiva.

         Dia 21, as oficinas do Cidade Segura começam em Mossoró no bairro Lagoa do Mato. No dia 22, em Upanema, segue o lanternaço para dar visibilidade aos lugares sem iluminação e perigosos (diagnosticados na última oficina); no dia 23 às 9h, a equipe estará em Mossoró novamente em uma audiência para discutir políticas de combate à violência contra a mulher a partir da DEAM (delegacia da mulher) e, por fim, a oficina de diagnóstico ocorrerá em Tibau na Cooperativa Tibauense de Pescadoras, finalizando em caminhada de reconhecimento dos lugares inseguros da cidade.

         De acordo com Adriana Vieira, a questão não se resume à segurança pública no aspecto do policiamento das ruas, que embora apareça como um dos pontos elencados, não é o pioneiro. Transporte público, iluminação das vias públicas, acesso à educação e creches, são pontos que aparecem interligados, já que, por exemplo, para ter acesso à educação, elas necessitam do transporte.

        Concluídas todas as fases, será elaborado um documento com propostas para serem incluídas no plano de políticas de gestão pública federal de 2015 a 2018.

A ACTIONAID
Fundada em 1972, a ActionAid é uma organização sem fins lucrativos cujo trabalho atinge cerca de 20 milhões de pessoas em 45 países. A ActionAid está no Brasil desde 1999 e envolve 25 organizações parceiras em 13 estados, beneficiando mais de 300 mil pessoas em cerca de 1.300 comunidades.

Um comentário:

Anônimo disse...

essa lanternas não é porque a principal avenida nesta toda no escuro,e é de onde vão sair?