quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

(EXCLUSIVO) BANDA INALA TAMBÉM ESTARÁ NO CARNAVAL DE UPANEMA

Gledson Daniel informa que acaba de acertar com a banda Inala para fechar o carnaval da Portal do Sol em Upanema.

CHARGE DO DIA

NOTÍCIAS DA MANHÃ


PAGAMENTO I
Algum problema não informado na elaboração da folha de pagamento do mês de janeiro impediu que a prefeitura pagasse o funcionalismo dentro do mês. O pagamento deverá ocorrer neste dia 1º de fevereiro.

PAGAMENTO II
Muito entranho alguns tentarem justificar o atraso no pagamento colocando a culpa ainda a administração anterior. Vejamos: a atual administração teve 31 dias para organizar a folha e dinheiro não faltou, pois entraram nos cofres da prefeitura quase 2 milhões de reais este mês.

PAGAMENTO III
Questionado por este blog um membro do atual governo disse que o problema são “os marinheiros de primeira viagem, que ainda não tem experiência”. Argumento bem mais plausível e lógico.

PAGAMENTO IV
A verdade é que é preciso que desçam do palanque e comecem a mostrar serviço. A população não vai engolir por muito tempo essa pretexto em que tudo é culpa do governo anterior.

PAGAMENTO V
Um leitor nos escreve informando a cena que presenciou: servidores entrando no prédio do caixa eletrônico e saindo cabisbaixo após olharem o saldo e não encontraram seus vencimentos.

SAÚDE
A população continua reclamando da falta de medicamentos na Unidade de Saúde. Segundo nos informaram, esta semana faltaram até seringas. Vamos averiguar.

CARNAVAL
Um grupo de empresários se reuniu para tentar viabilizar o mela-mela gratuito para a população no centro da cidade. Devido às dificuldades como altos custos para tal empreendimento decidiram desistir da idéia. Uma pena.

UNIVERSITÁRIOS
A partir de hoje retornam dois ônibus a levar os estudantes até Mossoró. No ônibus dirigido por Genário irão os alunos da UERN e UFERSA enquanto que o ônibus dirigido pelo motorista Fábio levará os estudantes do IFRN, Teresa Neo e Convesti.

ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 NA PARÓQUIA DE UPANEMA

Toda a comunidade de Upanema é convidada a participar da ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 que tem como o Tema: Fraternidade e Juventude e Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8).  

O evento acontecera no dia 17 de fevereiro ( domingo) dando inicio as 18h00min com uma caminhada saindo da Praça de Eventos em direção a Igreja Matriz onde as  19h00min acontecera a MISSA DE ABERTURA do evento.

Convidamos você Jovem, famílias e toda Upanema a participar conosco deste tão importante momento da nossa igreja.
Venha! PARTICIPE!
Fonte: PASCOM

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

JORNADA PEDAGÓGICA



PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA 
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO 
CNPJ – 08.085.771/0001-30 – FONE (84)3325-0030 
Rua Antonio Vitorino, s/n – Centro – Upanema-RN - CEP 59.670-000

CONVITE 

        A Prefeitura Municipal de Upanema através da Secretaria Municipal de Educação tem a honra de convidar diretores, professores e supervisores da rede municipal de ensino para participar da Jornada Pedagógica que abordará o tema: 

Os desafios de Construir uma Educação Articulada de Qualidade para a vida e para a cidadania

Data: dias 04 a 07/02/2013 
Local: Câmara Municipal
Horário: 8h às 12h
Contamos com sua participação.
Enviado por Josiel Gondim

ROYALTIES PARA UPANEMA MANTÉM A MÉDIA EM JANEIRO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUeT1KJSSK7dRvz_jtEkS2lZZukuJWaZLi5DCIYS1YEYoFCPNo7QsmOe4NvAvh1Wq5KsZvfuXl6St2pEPKFp0s7_UH8ws_eqYCmbuMNz9NDJDmK6H9ciAMtk0EAz7LE43gzI9Y/s1600/royalties-do-petroleo-pre-sal.png
                        De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nesse mês de janeiro nosso município recebeu R$ 224.615,14 C.


                   Todos os dados são públicos e divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio do portal www.anp.gov.br.


CONFIRMADAS AS ATRAÇÕES DO CARNAVAL DA PORTAL DO SOL EM UPANEMA

>>carnaval
                                    Gledson Daniel informa que já estão definidas as atrações do carnaval 2013 da casa de shows Portal do Sol, mantendo a tradição do nosso carnaval. No sábado teremos a banda Bakulejo, no domingo o grande Roberto está de volta ao nosso município com sua banda Maior Expressão, na segunda-feira teremos o sucesso do momento, Flávio e Pizada Quente, além de todos os dias a participação da banda símbolo do nosso carnaval, o Timbalasamba.

                                  As senhas terão um preço acessível para que todos os foliões possam brincar e festejar essa que é a festa mais aguardada do ano em nossa cidade. 

                                 Parabéns aos organizadores pela iniciativa.

CAPACITAÇÃO


Aconteceu durante todo o dia desta terça-feira, 29, uma capacitação para a equipe técnica que vai integrar o Cadastro Único do município de Upanema. As facilitadoras Alecsandra Praxedes e Francinete Pereira elaboraram cuidadosamente, um material abordando diversos elementos que pudessem subsidiar o trabalho desses novos técnicos.

Inicialmente, foi feita uma explanação sobre a conceituação da Política de Assistência Social, quem são seus usuários e os programas desenvolvidos na Secretaria de Urbanismo e Ação Social. O segundo momento foi direcionado para o Cadastro Único, onde foram abordados critérios para inclusão e permanência no programa, condicionalidades, valores dos benefícios, assim como foram colocados vários casos que ocorrem frequentemente no Cadastro Único, dentre outros. Essa equipe ainda vivenciou a parte prática  da capacitação, que foi o preenchimento de um cadastro, simulando várias situações. 

Este foi um momento de preparação para aqueles que vão diariamente, atender grande parcela dos usuários da Assistência Social. A partir de segunda-feira, 04 de Fevereiro, o setor do Cadastro Único estará funcionando normalmente, das 07:00 às 11:00h e das 13:00 às 17:00h.
Fonte: Secretaria de Urbanismo e Ação Social

Petrobras anuncia reajuste de 6,6% para a gasolina e de 5,4% para o diesel

Prestes a divulgar uma queda de lucro e de produção em 2012 e após meses de pressão de sua diretoria e de investidores, a Petrobras anunciou ontem um reajuste na gasolina e no diesel, que deve injetar R$ 600 milhões mensais no caixa da companhia e aliviar as perdas com a diferença dos preços nos mercados externo e interno.

Em negociação com o governo desde o ano passado, o reajuste de 6,6% da gasolina nas refinarias da Petrobras será o primeiro com impacto ao consumidor desde 2005--desde então o governo abria mão da arrecadação da Cide (imposto federal dos combustíveis) para anular a alta nos postos.

Esse tributo foi zerado no ano passado, logo não pode mais compensar reajustes.

O diesel sofreu aumento menor: de 5,4%, também nas unidades da estatal. Os novos preços já vigoram desde a 0h de hoje.

Como a gasolina recebe uma adição de 20% de álcool (produto com preço menor) antes de ser vendida nos postos, o reajuste não deve chegar na mesma proporção aos consumidores. A consultoria CBIE estima alta de 4% dos preços nas bombas.


Para o presidente do Sincopetro (sindicato dos donos de postos de combustível da cidade de São Paulo), José Alberto Gouveia, o aumento dos preços ao consumidor será "muito próximo" do percentual de reajuste na refinaria.

O Sindicom (sindicato nacional das distribuidoras de combustíveis) também diz que haverá repasse.

Segundo a Petrobras, "o reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo".

O CBIE, porém, estima que ainda haja defasagem em relação aos preços internacionais. Antes do reajuste, a gasolina tinha uma diferença de 15%, e o diesel, de 24%.
Adriano Pires, sócio da consultoria, diz que o aumento veio para dar uma "boa notícia ao mercado", pois o lucro deve cair 15%, e a produção 3%, em 2012. O balanço sai na próxima semana.

Desde 2012, a Petrobras amarga fracos resultados e sua presidente Graça Foster negociava intensamente com o governo o reajuste.

Para Pires, o aumento só foi possível agora porque houve queda do preço da energia elétrica, que trará alívio à inflação e compensará o aumento da gasolina. "O governo sangrou a Eletrobras [que vai receber menos pela energia gerada] para salvar a Petrobras."
Fonte: Folha de São Paulo

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

RELEMBRE O MELA MELA COM TIMBALASAMBA

>>carnaval
                          Timbalasamba será uma das atrações do carnaval da Portal do Sol.

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO ANUNCIA HOJE CONTRATAÇÃO DE NOVOS AGENTES DE ENDEMIAS MESMO SEM CONCURSO

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA
CHEFIA DE GABINETE
PORTARIA Nº 008/2013-GAPM - UPANEMA DE 25 DE JANEIRO DE 2013.


O Prefeito Municipal de Upanema, Estado do Rio Grande do Norte, Sr. LUIZ JAIRO BEZERRA DE MENDONÇA, no uso de suas atribuições legais que lhe confere a Lei Orgânica Municipal:
Resolve:

Art. 1º. – NOMEAR os Servidores abaixo relacionados para exercerem os cargos de AGENTES DE CONTROLE DE ENDEMIAS.

AGENTES DE CONTROLE DE ENDEMIAS

01 - ANTONIO ALCIGERES DA SILVA
02 - ANTONIO FRANCISCO DE CARVALHO
03 - FRANCENILDO DE OLIVEIRA MOURA
04 - GLEIZER ISRAEL OLIVEIRA DE CARVALHO
05 - HAROLDO BEZERRA DE OLIVEIRA
06 - IVANALDO RIBEIRO DA SILVA
07 - JOSÉ ROCHA DA SILVA
08 - SAMYO PATRICIO MEDEIROS DOS SANTOS

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 02 de Janeiro de 2013.

Registre-se
Publique-se
Cumpra-se

Gabinete do Prefeito Municipal de Upanema – RN
Em 25 de Janeiro de 2013.


CHEFIA DE GABINETE
PORTARIA Nº 007/2013-GAPM - UPANEMA DE 25 DE JANEIRO DE 2013.

O Prefeito Municipal de Upanema, Estado do Rio Grande do Norte, Sr. LUIZ JAIRO BEZERRA DE MENDONÇA, no uso de suas atribuições legais que lhe confere a Lei Orgânica Municipal:

Resolve:

Art. 1º. – NOMEAR os Servidores abaixo relacionados para exercerem os cargos de AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE.

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

01 - ANTONIA GABRIELA BEZERRA DA SILVA
02 - FLÁVIA DANIELE MEDEIROS DE MOURA
03 - KALIZIA LIZIANE CABRAL DE MELO
04 - MARIA CLÉCIA DA SILVA
05 - MARIA DULCE FELIPE DOS SANTOS
06 - NEUSA DA SILVA SOARES COSTA
07 - RITA SINARA CRUZ RODRIGUES

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 02 de Janeiro de 2013.

Registre-se
Publique-se
Cumpra-se

Gabinete do Prefeito Municipal de Upanema – RN
Em 25 de Janeiro de 2013.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ANUNCIADA AS ATRAÇÕES DO CARNAVAL DA PORTAL DO SOL

PROFESSORES DE UPANEMA INICIAM MESTRADO

»»educação
                  Um grupo de upanemenses composto principalmente de professores deu início neste domingo (27) ao curso de MESTRADO que está sendo realizado na cidade de Jucurutu. Os professores vão se dividir em áreas como Psicologia da Educação, Educação Inclusiva, Sociologia da Educação entre outras.

                     Realizado por entidade reconhecida pelo MEC, este curso terá a duração de 25 meses onde ao final, após defenderem sua tese, os membros desse grupo pioneiro receberam o título de MESTRE. 

PREFEITURA DECIDE POR EM PRÁTICA IDEIA INICIADA POR NÓS E DEVERÁ TRAZER NÚCLEO DE LÍNGUAS PARA UPANEMA


Neste dia 23/01, a Secretária de Educação Leonilde Sobral e o representante da Associação dos Universitários, Marinaldo, fizeram uma visita a Faculdade de Letras e Artes da UERN. Na oportunidade a Secretária de Educação falou que a prefeitura de Upanema tem interesse em implantar na cidade o curso de Inglês e Espanhol oferecido pela UERN e para isso a prefeitura está disposta em investir nesse tão importante projeto. O professor Ms Paulo Caetano Davi elogiou a atitude da Secretaria de Educação e da Associação dos Universitários e deu todas as informações necessárias para que essa parceria seja efetivada o mais rápido possível.
O curso de Inglês e Espanhol será uma enorme aquisição para o nosso município, porque além de trazer uma extensão universitária para Upanema, muitos alunos se beneficiarão com os cursos de língua estrangeira fazendo crescer ainda mais as possibilidades de um futuro melhor para nossos jovens estudantes. A Secretária de Educação prevê que beneficiará logo de início com esse curso cerca de 30 jovens. Além disso, os monitores serão os próprios alunos Upanemenses que fazem a faculdade de letras em Mossoró.
Hoje, quem quer fazer um curso de língua estrangeira precisa se deslocar para Mossoró pagando passagens e as mensalidades cobradas pela instituição realizadora. Com o curso implantado na nossa cidade, os custos se reduzirão drasticamente, além de ter o conforto de saber que a Universidade está de certa forma, presente na sua cidade. “Ideias como essa serão muito bem vindas no nosso governo e daremos totais condições para que ao implantar o curso tenhamos também a garantia de sua continuidade, pois nosso ideal é servir ao povo e quando se trata de educação aí é que nos esforçaremos para atender aos nossos jovens estudantes”, disse  o prefeito Luiz Jairo.
Coube a Secretaria de Educação elaborar um projeto (já está bem encaminhado) esclarecendo os objetivos, o público alvo, o contingente de monitores upanemenses, a clientela e etc. Quando o projeto estiver concluído encaminharemos o mesmo a pró-reitoria de extensão da UERN e aguardarem ansiosamente por sua aprovação.

Nota do Upanema News: confira abaixo a matéria que postamos em fevereiro de 2012 e na época só não prossegui unicamente por falta de apoio.

NÚCLEO DE LÍNGUAS DA UERN CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DE UPANEMA

dia terça-feira, 14 de fevereiro de 2012 3 comentários
::educação
                 Estivemos representando o Jornal de Upanema que juntamente com a Associação de Universitários galgou mais um degrau na manhã de hoje para a concretização do sonho de se implantar um núcleo de línguas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN em nossa cidade.


                As 10h foi realizada uma reunião com o professor Pedro, que é chefe do núcleo de línguas da UERN. Na reunião foi apresentado o nosso interesse em levar os cursos de inglês e espanhol para nossa cidade.

                Muito solícito, o professor Pedro mostrou interesse no desenvolvimento do projeto e explanou sobre quais os procedimentos a serem tomados a partir de agora para sua implementação.

                Entre outras ações será elaborado um ofício para ser enviado ao chefe do Departamento de Letras, o qual o núcleo de línguas faz parte. Nesse ofício será exposto a demanda de alunos no município (quantidade provável de interessados) quantidade de professores disponíveis no município, estrutura a disposição etc. Após aprovado pelo departamento o núcleo já poderá ser implantado no município.

                  O professor Pedro destacou ainda o pioneirismo dessa iniciativa já que será o primeiro município a ter um núcleo de línguas nos moldes que está sendo planejado.


Entenda a iniciativa
* O Jornal de Upanema abordou o Reitor da UERN, o conterrâneo Milton Marques em sua visita a nossa cidade no dia 16 de setembro. Mostramos o interesse em trazer o núcleo de línguas e o conservatório de música para nossa cidade, onde o reitor enfatizou ser viável o projeto.

*Após a greve da UERN e as férias de fim de ano voltamos a trabalhar no projeto quando quando nos reunimos com o professor Wanderley, Pró-Reitor de Extensão e a quem estaria subordinado a expansão desses cursos. Wanderley avalizou o projeto e orientou para nos reunirmos com o professor Pedro do núcleo de línguas e com o professor Isaac do Conservatório de Música.

*Os próximos passos serão manter reunião com o professor Isaac do Conservatório e Alexandre do Departamento de música além de elaborar o ofício para o Departamento de Letras.

domingo, 27 de janeiro de 2013

ESCLARECIMENTOS DA EX-PREFEITA MARISTELLA AO POVO DE UPANEMA


Na condição de ex-prefeita do município de Upanema, sinto-me no dever de esclarecer a minha querida população sobre algumas colocações feitas pelo então Prefeito Luiz Jairo.
O Prefeito Luiz Jairo alegou que não realizará o tradicional carnaval de nossa cidade em razão das dificuldades que está enfrentando devido às contas ou débitos que nossa administração teria deixado. E, para isso elencou pontos, os quais gostaria de esclarecer, como:
1)     Frota de veículos
Quanto à frota de veículos é importante salientar que além de se destacar em todo o Estado, podemos dizer que nenhuma administração em nosso município fez mais do que a nossa, adquirimos um total de 19 veículos, sendo: 03 agrícolas e 16 entre outros, além destes, adquirimos mais 3 veículos doados pelo INCRA, sendo que 5 ônibus, do programa “A caminho da escola”. 
Foram entregues uns com pouquíssimo uso e outros ainda sem fazer sequer uma viagem. Fato que causa grande estranheza quando apontado como elemento de crise a troca de óleo dos transportes, pois muitos dos veículos, de tão novos, não precisavam realizar esse procedimento de troca de óleo
TROCA DE ÓLEO
Vale salientar que mesmo aqueles veículos mais antigos que demandavam troca de óleo, puderam ser submetidos a este procedimento, uma vez que a troca era feita a partir da solicitação pelo responsável dos transportes. Tal fato é facilmente constatado em razão de nenhum motor ter batido por falta de troca de óleo ao longo de toda gestão.
2)     Desaparecimento de alguns móveis ou objetos
Quanto ao desaparecimento de alguns móveis ou objetos, a equipe de transição deverá fazer as notificações e provar para que sejam apurados os fatos e que se tomem as medidas cabíveis, pois patrimônios públicos têm que ser submetidos a prestação de contas e não a avaliações sem infundadas e sem provas.
3)     Medicamentos – “DIPIRONA”
Com relação à medicação “DIPIRONA”, não especificada pelo prefeito se injetável ou oral, uma vez que afirmou ser da farmácia básica, faz-se necessário dizer que deixamos o hospital abastecido. Para comprovar informamos que a farmácia básica foi abastecida na sexta-feira, dia 28/12/2012, no valor de R$ 9.188,20 pela distribuidora DISMED. Além de termos deixado a farmácia local autorizada para abastecer o hospital com as medicações que fossem prescritas.
As afirmações do prefeito nos levam a crer que sua equipe não estava preparada para assumir a secretaria de saúde nos primeiros dias de gestão, pois além de não saberem controlar o estoque de medicamentos, não sabiam que os produtos poderiam ser comprados sem licitações no limite de R$ 7.999,99 pela administração. Ou seja, não há justificativa alguma para submeter a população a uma situação tão constrangedora, ao ponto de as pessoas serem transferidas para Mossoró com o intuito de se tomar uma DIPIRONA.
Diante desse fato, é imprescindível esclarecer que deixamos recursos financeiros em caixa na pasta da saúde, como podemos comprovar a seguir:

DATA
PROGRAMA
VALOR

29/12/2012
Piso Atenção Básica- PAB
27.387,50
Agente Comunitário de Saúde
31.356,00
Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade – PMAQ
13.200,00
Saúde Bucal
16.725,00
Programa de Saúde da Família
53.475,00
Teto Municipal
de Média e Alta Complexidade Amb. E Hospitalar – AIH
29.443,98
Ações Estruturantes de Vigilância Sanitária

2.400,00
Piso Estratégico - gerenciamento de Risco
911,16
Vigilância em Saúde
Ações de Dengue
9.197,82
Piso de Vigilância e Promoção da Saúde
Estruturação Tecnológica da Vigilância em Saúde
7.500,00
Piso Fixo Vigilância e Promoção da Saúde
7.008,35
TOTAL
198.604,81
Fonte: www.fns.saude.gov.br/consultasfundoafundo
ESSES RECURSOS FORAM DEPOSITADOS NO DIA 29/12/2012, MAS SÓ PODERAM SER RETIRADOS DEPOIS DO DIA 02/01/2013, OU SEJA, NA ADMINISTRAÇÃO ATUAL.
Os recursos do Piso da Atenção Básica (PAB) e Teto Municipal de Média e Alta Complexidade Amb. e Hospitalar (AIH), juntos somam um total de R$ 56.831,48 (cinqüenta e seis mil, oitocentos e trinta e um reais e quarenta e oito centavos).      
Desta forma, tendo em vista o dinheiro deixado em caixa pela nossa administração, esse montante é suficiente para comprar não só Dipirona, como também várias medicações emergenciais no primeiro dia de administração atual.
Digo mais, esses recursos, depositados no dia 29/12/2012, tinham como finalidade o pagamento dos profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, referentes ao vencimento do mês de Dezembro/2012. No entanto, como esse dinheiro chegou atrasado só podendo  ser usado pelo atual prefeito, fizemos um esforço para pagar esses profissionais com recursos próprios, de modo que os valores recebidos dia 29/12/2012 ficaram em caixa como crédito para a administração atual.
Vale salientar também que não recebemos os recursos financeiros referentes a 04 meses do PROJOVEM e 02 meses do PETI da Secretaria de Urbanismo e Ação Social, os quais estavam atrasados, ficando esses recursos como crédito para administração atual.
4)     Transição
O prefeito eleito também alegou que a transição não foi realizada corretamente, o que posso informar é que todas as secretarias repassaram suas pastas no dia 31/12/2012 para o representante da equipe de transição do atual prefeito, o Sr. Josiel Gondim e para o representante do prefeito eleito, o Sr. Nonato Garcia.
Importante elucidar que antes da entrega oficial das pastas enviamos ofício para o prefeito eleito, para que o mesmo comunicasse a seus secretários que iriam assumir as pastas e esses pudessem tirar suas dúvidas junto aos secretários de nossa gestão, porém, os mesmos não compareceram.
As alegações de falta de recursos e de esclarecimento dos restos a pagar, para não realizar o carnaval na nossa cidade, causaram-me grande surpresa, pois o ex-contador da prefeitura de Upanema é uma pessoa correta e responsável, comunicou-me que estava dependendo de dados da administração atual para finalizar o exercício contábil, uma vez que só eles podem informar por serem os detentores da senha que imprime os extratos bancários, inclusive, o do ultimo dia da nossa administração.
5)     CAUC e Prestação de contas
Com relação ao CAUC prestamos contas ao MDA, mas, infelizmente, o Ministério do Desenvolvimento Agrário não retirou em tempo hábil.  E, as duas prestações de contas também foram feitas, mas como dependia de outro órgão para analisar e não da nossa administração, a retirada da negativa do município não foi possível.
A respeito do INSS, resta salienta que, no mês de dezembro de 2012, compareci ao INSS para solicitar informações sobre os repasses das GFIPs (os recolhimentos dos INSS das folhas de pagamentos do 13º salário e do salário de dezembro). Quanto à folha do 13º, eu negociei o parcelamento, mas já no tocante à folha de dezembro/2012 informei ao atual prefeito, que assim que o mesmo assumisse, fosse ao órgão do INSS para realizar o parcelamento da folha da GFIP, uma vez que eu como prefeita não teria tempo hábil para tal feito. Caso ele não fosse, seria retida a referida folha na cota do dia 10/01/2013.
Uma coisa é certa: em nenhum momento eu tive a intenção de prejudicar o nosso município.
No último mês de nossa gestão, passamos por várias dificuldades financeiras como a queda brusca de Royalties, a qual dificultou o pagamento de fornecedores. Ficamos entre a “cruz e a espada”.
Tínhamos apenas duas opções: pagar todas as folhas e deixar o INSS, o recolhimento do sindicato, a UNIMED, os empréstimos consignados ou deixar de pagar a folha dos professores, para pagar esses repasses.
O QUE VOCÊ FARIA? Realmente não poderia deixar restos a pagar, mas essa administração de 2009 a 2012 foi de grandes desafios. Como se não bastassem os desafios mencionados, é importante salientar que nossas receitas diminuíram. O FPM de 2011 a 2012 aumentou 2,81%, ao passo que, a administração atual poderá usufruir de um aumento significativo na receita do município. O FPM de 2012 a 2013 chegará a um aumento de mais de 10%, de acordo com as previsões. Tivemos também uma queda de Royalties de agosto a dezembro de 2012 em relação a janeiro e julho de 2012, por esse motivo nossos planejamentos de quitação de débitos, os quais foram elencados pelo prefeito atual, não foram efetuados.
Gostaria de relembrar que quando entrei em 2009 estávamos enfrentando uma crise mundial e o Brasil sofreu desdobramentos desta crise financeira. Assim, até a cidade de Upanema se viu prejudicada, porém, mesmo com tal fato, não me abati e após ouvir o povo, lutei para que o carnaval daquele ano fosse realizado.
Fiz isto por acreditar na evolução do município de Upanema, tendo em vista que o carnaval representa não só fonte de entretenimento para a população como também geração de renda aos comerciantes locais.
Considero a atitude do prefeito incoerente, pois como podemos observar, além de termos deixado recursos em caixa, a receita do município aumentou consideravelmente neste mês de janeiro. Ou seja, é inconcebível culpar a administração passada por não realizar o carnaval este ano. Assim, não há que se falar em indisponibilidade de recursos para se realizar o carnaval por causa da gestão passada. É como se o atual prefeito quisesse se livrar de sua responsabilidade atribuindo a culpa ao mandato anterior.
Feitos os devidos esclarecimentos, quero registrar, por fim, o quanto me sinto honrada em ter sido a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita na cidade de Upanema, cargo esse repleto de desafios, no qual enfrentamos muitas dificuldades a exemplo das enchentes, secas, quedas de Royalties, reduções de FPM. Como se não bastasse, além desses obstáculos citados, fui submetida a vários tratamentos de saúde e cirurgias por causa de problemas de doença, momento esse em que me vi extremamente limitada.
Contudo, os entraves foram superados e me orgulho da minha trajetória, pois me trouxe maior compromisso, responsabilidade e muitas realizações. Hoje me sinto uma profissional habilitada para enfrentar qualquer obstáculo que me for imposto.
Obrigada ao povo de Upanema e a todos os blogs por esse espaço que me foi concedido e pela atenção dos leitores!

“Eu me calei, em silêncio
Segurei-me pra não falar,
E minha dor tornou-se intolerável.
Por dentro, o coração me queimava.
Ao pensar nisso, o fogo se inflamava.
Então soltei a minha língua.”  Salmo 39, vers 3 ao 4.


Maria Stella Freire da Costa Fidelis.
Upanema-Rn, 26/01/2013.

Prefeito Luiz Jairo viaja para Brasília‏


O prefeito Luiz Jairo embarcou para Brasília na tarde de ontem para participar da marcha dos prefeitos. O prefeito irá aproveitar a oportunidade para manter contato com parlamentares potiguares no intuito de conseguir abrir caminhos para futuras emendas parlamentares.
O prefeito fará outra viagem a Brasília no mês de março para intensificar a luta em prol de benefícios para o nosso Município.
Enviado por Josiel Gondim

sábado, 26 de janeiro de 2013

O CARNAVAL É IMPORTANTE PARA O MUNICÍPIO


Pela repercussão em toda a sociedade não restam dúvidas que a decisão do prefeito em não realizar o carnaval foi errada. Só quem a apoiou foi uma minoria que, apesar de barulhenta, o faz ou por fanatismo religioso ou mesmo por proselitismo político.

Com relação a nossa opinião, não é de hoje que defendemos a realização do carnaval ao mesmo tempo em que criticamos os gastos excessivos com a folia, basta pesquisar nos arquivos do blog para comprovar o que estamos afirmando >>AQUI<<.

Nossa ideia de carnaval sempre foi voltada mais para o lado cultural, com orquestras de frevo, incentivos aos blocos, bailes no Clube para Crianças e Idosos, etc. Nesses moldes um carnaval de no máximo R$ 100 mil seria considerado um bom carnaval. Esse valor ainda seria diminuído com a busca de patrocínios, com o Governo do Estado, por exemplo, que todos os anos lança edital para patrocinar a folia em municípios que apresentam projetos.

Vejamos algumas outras idéias para um carnaval bom e barato: um encontro de paredões de som, seria uma novidade a custo zero. Utilização do palco da Praça de Eventos. A partir das 23h carnaval de iniciativa privada no Portal do Sol, por exemplo. Com a contratação das bandas locais e segurança estava feito um bom carnaval que atrairia os conterrâneos ausentes e deixaria comerciantes e foliões satisfeitos.

Assim, em nossa opinião, apesar da falta de recursos o prefeito deveria ter buscado uma saída para a realização do evento, foi o que faltou, organização e planejamento afinal, tempo não faltou já que se passaram 4 meses desde a eleição.

A dúvida agora é se terão a coragem e humildade de voltar atrás e realizar um carnaval mesmo que simples!? Terá nosso irrestrito apoio! 

REUNIÃO PARA PLANEJAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013


>>religião
O conselho paroquial de juventude de Upanema em nome do Padre Francinaldo Macário, convida todos os agentes de pastoral a participar da reunião de panejamento da Campanha da Fraternidade 2013. Neste Sábado às 16hs no salão paroquial. Contamos com a presença de todos.
Fonte: blog do grupo de jovens

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Seca: meteorologistas preveem chuvas abaixo da média no Nordeste


Seca tende a continuar no Nordeste, segundo previsões

Caso se confirmem as previsões meteorológicas oficiais, 2013 também será ano de seca no Nordeste. Meteorologistas anunciaram hoje (25) que as chuvas dos próximos três meses deverão ocorrer abaixo do normal nos Estados Nordestinos.

O anúncio foi feito após encerramento do 15º Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, em Fortaleza (CE), que traçou previsão meteorológica para o Nordeste.

A conclusão dos principais meteorologistas do Brasil é que as chuvas serão abaixo da média e de forma irregular na região.
Fonte: O Mossoroense

MAIS UMA BACHARELA EM NUTRIÇÃO

»»educação
                     O nosso amigo Carlos Lopes nos escreve para informar que sua filha Marcela, também colou grau em Nutrição.

                      Parabéns a família e sucesso!

Endividada e sem recursos, Prefeitura de Upanema não vai realizar Carnaval


O tradicional Carnaval do município de Upanema não vai ser realizado neste ano. Motivos para a não realização da festa de Momo, “mesmo a contragosto, não faltaram”, destaca o prefeito Luiz Jairo (PR). O gestor diz que o município está sem recursos e endividado, “devido às contas pendentes do ano passado deixadas pela ex-prefeita Maristela Freire”, reclama.
O prefeito diz que a sua equipe ainda não conseguiu contabilizar o montante total de contas a pagar deixadas pela ex-prefeita, mas de, antemão, adianta que já ultrapassa os R$ 400 mil.
Entre as muitas dívidas deixadas por Maristela estão o repasse do INSS (R$ 190 mil), empréstimo no Banco do Brasil (R$ 65 mil), conta de energia (R$ 26 mil) e plano de saúde. “Dinheiro que foi descontado do salário do servidor, mas que não foi repassado ao seu destino”, denuncia o gestor.
Para realizar o carnaval, a Prefeitura precisaria investir em torno de R$ 400 mil, valor em torno do que foi gasto no evento no ano passado, justamente o montante da dívida já somada pela atual administração. “Podemos até dizer que a ex-prefeita fez o Carnaval do ano passado, mas deixou a conta pra gente pagar, inviabilizando o evento neste ano”, relaciona.
Luiz Jairo também argumentou que o município de Upanema conta atualmente com três decretos de emergência, do Governo do Estado, da ex-prefeita e outro da atual gestão. “Tivemos que decretar estado de emergência para comprar medicamentos e combustível para impedir que a população fosse prejudicada tanto na área da saúde como na de transporte, como, por exemplo, os estudantes”, explicou.
O prefeito também destacou que o Ministério Público (MP), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) também recomendaram a não realização de festas neste momento. “Todos sabem que estamos vivendo um momento difícil devido à seca. Eu seria irresponsável se realizasse o carnaval em detrimento de outras áreas prioritárias”, declarou, acrescentando que tomou a melhor decisão para o povo de Upanema neste momento.
Para resolver os problemas, o Luiz Jairo destaca que está buscando convênios com o Estado e a União. “Estou agendando uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini e já tenho uma viagem para Brasília agendada para o próximo dia 28. Estamos correndo em busca de recursos para tirar Upanema desse caos”, assegura.
O prefeito disse ainda que o objetivo é organizar as finanças do município para realizar um Carnaval que atenda à população em 2014.
Fonte: Gazeta do Oeste

MEC divulga segunda chamada do Sisu no próximo dia 28

O Ministério da Educação (MEC) divulga na próxima segunda-feira (28) a segunda chamada de selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na página do programa na internet. Os candidatos terão os dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para efetuar a matrícula na instituição de ensino. O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De segunda (28) até o dia 8 de fevereiro, está aberto o prazo de adesão à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Pode aderir à lista o candidato não selecionado em nenhuma de suas opções de curso nas chamadas regulares e o candidato selecionado em sua segunda opção de curso, independentemente de ter efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita para a primeira opção de vaga do candidato.

Para entrar na lista de espera, o estudante precisa acessar seu boletim do candidato na página do Sisu e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista. A convocação ocorrerá em 18 de fevereiro.

A primeira edição deste ano do Sisu contabilizou 1.949.958 inscritos que disputaram 129.319 vagas em 3.752 cursos. Ao todo, participaram 101 instituições públicas de educação superior. De acordo com o MEC, houve um crescimento de inscrições de 11% em relação ao ano passado, quando o sistema registrou 1.757.399 inscritos.

Neste mês, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou o pagamento de bolsa assistência estudantil no valor de R$ 400 para garantir a permanência dos alunos cotistas de baixa renda nas universidades federais. O benefício será concedido aos alunos de cursos com duração diária acima de cinco horas e que tenham sido aprovados no Sisu por meio das cotas sociais, ou seja, estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. A expectativa é que a medida entre em vigor em maio deste ano.

Agência Brasil

MENSAGENS DE TEXTO TAMBÉM IRONIZAM O FIM DO CARNAVAL DE UPANEMA

                O anúncio da não realização do carnaval pela prefeitura também gerou críticas em mensagens de texto enviadas pelo celular no dia de ontem. Em uma delas em tom de ironia anunciaram as bandas do carnaval. Confira:

# Atracoes do CARNAVAL DE UPANEMA 2013
SAB: ho lapada
DOM: eu ja sabia
SEG: volta ela
TER: e eles vao chorar.
Puxando os folioes nas ruas TRIO VENTO.
Realizacao: PMU
organizacao: GRUPO TABAJARA.
apoio:lojas VEM QUE NAO TEM,CANTINHO DO CHORO e farmacia LAPADEX.
VENHA E PARTICIPE! NAO VAI DAR NINGUEM* 

Outra mensagem diz:
# apresentamos as bandas q farao parte do carnaval de upanema: no mela mela tem a banda OH LAPADA e a noite tem EU JA SABIA. Na segunda a banda ELES VAO CHORAR e na terca banda A MUDANCA... pra todos ficarem so a cinza na quarta... Vai ser o melhor carnaval de todos os tempos!
participe convide amigos kkkkk....

MENSAGENS DE TEXTO TAMBÉM IRONIZAM O FIM DO CARNAVAL DE UPANEMA

                O anúncio da não realização do carnaval pela prefeitura também gerou críticas em mensagens de texto enviadas pelo celular no dia de ontem. Em uma delas em tom de ironia anunciaram as bandas do carnaval. Confira:
# apresentamos as bandas q farao parte do carnaval de upanema: no mela mela tem a banda OH LAPADA e a noite tem EU JA SABIA. Na segunda a banda ELES VAO CHORAR e na terca banda A MUDANCA... pra todos ficarem so a cinza na quarta... Vai ser o melhor carnaval de todos os tempos!
participe convide amigos kkkkk....

REPERCUSSÃO DO CANCELAMENTO DO CARNAVAL

Foliões simbolizam morte do carnaval de Upanema

A não realização do tradicional carnaval de Upanema foi destaque durante todo o dia nas redes sociais, principalmente no Facebook.

Apoiadores da decisão e críticos se digladiaram em comentários e opiniões que muitas vezes ultrapassavam o limite do bom senso, esse foi um dos destaques.

Imediatamente um dos internautas postou o áudio de um programa eleitoral da campanha do atual prefeito e comparou com a entrevista que ele deu na FM 93 ontem. Confira:

UPANEMA GANHA A PRIMEIRA NUTRICIONISTA


Marilia Nara recebeu nesta semana o título de Bacharela em Nutrição pela Universidade Potiguar – UNP.

 Que o senhor possa abençoar essa nova fase de sua vida.
  
 De Conceição Medeiros e família.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Quase 9 mil candidatos cotistas, isentos e que solicitaram atendimento especial entregaram a documentação

PSV 2013
Termina nesta sexta-feira (25/01) o prazo para os candidatos cotistas, isentos e que solicitaram atendimento especial apresentarem a documentação comprobatória que valida a inscrição no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2013) e confirma o direito à isenção, sistema de cotas e atendimento especial.

Até a tarde de hoje (24/01) cerca de 9 mil candidatos haviam apresentado a documentação à Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE). De acordo com os números da COMPERVE, cerca de 16 mil candidatos precisam apresentar a documentação comprobatória.

O coordenador da Comissão Permanente de Vestibular, professor Egberto Mesquita, alerta sobre os documentos necessários: “Todos os candidatos precisam levar a ficha de inscrição preenchida e os cotistas têm que entregar também o termo de responsabilidade assinado, bem como os documentos pessoais como RG e CPF e históricos escolares. Caso algum aluno deixe, por algum motivo, de entregar a documentação no dia específico, poderá entregar até sexta-feira, dia 25 de janeiro”, afirma o professor Egberto explicando que no caso dos estudantes que solicitaram isenção, basta que eles levem o histórico de conclusão do Ensino Médio em escola pública do Rio Grande do Norte, ou comprovação de que são bolsistas; já os candidatos cotistas precisam levar histórico do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração, das 8h às 17h , obedecendo-se o local explicitado na ficha de inscrição do candidato.
CliqueAQUI
 e veja a documentação exigida e os locais de entrega.
Se o candidato não tem como comprovar que é beneficiado com isenção, cotas ou atendimento especial, no dia 27 de janeiro será gerada uma lista interna e esses candidatos terão outra chance de validar a inscrição. Os candidatos que não comprovarem ter direito à isenção poderão imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento no período de 29 a 31 de janeiro.
O candidato devidamente inscrito poderá, a partir do dia 15 de fevereiro de 2013, acessar o endereço eletrônico da Comperve (www.uern.br/comperve
) para verificar a validação de sua inscrição. No mesmo dia (15/02), será divulgada a concorrência.
PSV - O PSV 2013 oferta 2.602 vagas e as provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013. As provas serão aplicadas, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Ao todo foram 25.850 inscritos, dos quais mais de 20 mil validaram a inscrição.

Mais informações:
3315-2153 - Comperve

CONFIRMADO! A MUDANÇA CHEGOU E UPANEMA NÃO TERÁ CARNAVAL

                              A população de Upanema e conterrâneos ausentes foram surpreendidos na noite desta quarta-feira (23) com a notícia de que este ano a Prefeitura Municipal não realizará nosso tradicional carnaval. A notícia foi anunciada em uma reunião realizada no início da noite pela nova administração.

                             Os motivos para essa decisão extrema são vários e vão desde a falta de recursos,  crise financeira deixada pela administração anterior, recomendação do MP e até a seca que atinge o Nordeste. Para nós, todos argumentos vazios e falhos.

                              A verdade mesmo é que não ouve competência e planejamento para que a única grande festa realizada pelo município no ano fosse concretizada. 

                               Mas como existe um lado positivo em tudo, vamos aproveitar para comprovar a teoria de muitos que afirmam que a educação e saúde melhoraria consideravelmente se não houvessem os gastos com o carnaval. Veremos!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Prefeito será entrevistado no programa Observador Político

Nesta quinta feira, 24/02, ao meio dia, o Programa “Observador Político” da FM 93, fará uma entrevista com o prefeito Luiz Jairo. Nesse programa, o Prefeito irá fazer um balanço de sua administração nesses primeiros dias e vai falar à população upanemense de seus planos para o futuro.

Sintonizem a partir das 12h00min a FM 93 de Mossoró.
Enviado por Josiel de Oliveira Gondim

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO III RETIRO DE CARNAVAL 2013


 TEMA: ‘’ SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS’’ (João 11, 40).
Caríssimos irmãos e irmãs.
Convidamos você e seu grupo/pastoral/ movimento/ comunidade para participar do III RETIRO DE CARNAVAL da paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição “ALEGRE-VOS”. Que realizará nos dias 09 ,10 e 11 de Fevereiro de 2013, com o TEMA: : ‘’ SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS’’ (João 11, 40)  na FAZENDA PAU D´ARCO  teremos oração, pregação, adoração, gincana e muito mais conforme na programação em ANEXO.
PROGRAMAÇÃO
09/02/2013 – SÁBADO
MANHÃ
08h00minhs: Acolhida.
Responsável: Pastoral da Familiar
08h30minhs: Santa Missa.
Responsável: Padre Francinaldo Macário.
 10h00minhs: Visita a Capela do Santíssimo.
10h30minhs: 1° Palestra Tema: Tema: ‘’Retiro de Carnaval’’
Responsável: Padre Francinaldo Macário.
12h00minhs: Almoço.

TARDE
14h00minhs: Louvor Ministério RCC Mossoró.
14h15minhs: 1° Pregação Tema: ‘’A prendendo com Maria a viver a Fé’’ (Mt: 1,18-24).
Responsável: CBI Mossoró.
15h00minhs: Terço da Misericórdia.
Responsável: RCC Upanema.
 15h30minhs: Lanche
16h00minhs: 2° Palestra Tema: “Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento” (Ef 4,26)
Responsável: RCC Mossoró.
18h00minhs: Terço Mariano.
Responsável: Pastoral Familiar.
NOITE
19h00minhs: Jantar.
20h00minhs: 2° Pregação Tema: ‘’Deixai-vos conduzir pelo Espírito,
e não satisfareis os apetites da carne’’ (Gal 5,16)
Responsável: RCC Mossoró.
21h00minhs: Adoração Eucarística.
Responsável: Padre Francinaldo Macário.
22h00minhs: Show Religioso Banda Deus Conosco.
10/02/2013 – DOMINGO.
MANHÃ.
7h00minhs: Café.
08h00minhs: Momento de Oração.
Responsável: RCC Mossoró.
              08h30minhs: 3° Palestra Tema: “ Sei em quem acreditei” (2 Tm 1,12).
Responsável: RCC Mossoró.
09h45minhs: Intervalo.
10h00minhs: 3°Pregação Tema: “SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS’’ (João 11,   40)”.
Responsável: RCC Mossoró
12h00minhs: Almoço.
TARDE
14h00minhs: Louvor Ministério RCC Mossoró.
14h30minhs: Gincana.
Responsável: Juventude da Paróquia.
17h00minhs: Santa Missa.
Responsável: Padre Francinaldo Macário.
NOITE
19h00minhs: Jantar.
20h00minhs: 4° Palestra Tema: “ Homem, imagem e semelhança de Deus” (Gn 1,26).
Responsável: Ministro : Valnei.
21h00minhs: Shows Religiosos e Entrega das Premiações da Gincana.
11/02/2013 – Segunda
07h00minhs: Café da Manhã.
            08h00minhs: Missa de Enceramento do Retiro.
Fonte: PASCOM